LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS


Luck ( 2013) afirma que a prática da gestão participativa envolve o estar presente, o oferecer ideias e opiniões, o expressar o pensamento, o analisar de forma interativa as situações, o tomar decisões sobre o encaminhamento de questões, com base em análises compartilhadas e envolver-se de forma comprometida no encaminhamento e nas ações necessárias e adequadas para a efetivação das decisões tomadas.

 

Alinha-se a essa política:

 

I) Estimular a competição interna entre os colaboradores com foco na melhoria dos resultados.

II) Dar visibilidade às pessoas e proporcionar reconhecimento por seus esforços e resultados.

III) Compartilhar responsabilidades com os colaboradores e delegar-lhes autoridade.

 

Das alternativas acima enumeradas, são corretas:


II e III, apenas.


I e II, apenas.


I, apenas.


I, II, III.


III, apenas.

O modelo de gestão participativa requer do gestor conhecimento, capacidade, flexibilidade, organização, integração, dentre outras habilidades, além disso, a intencionalidade é fundamental para a projeção e execução dos objetivos no rumo em que se deseja alcançar. Assim sendo, o processo de gestão participativa requer do administrador uma postura de liderança em que o envolvimento com as partes interessadas ocorra de maneira colaborativa, não impositiva, há maior valorização com o coletivo. A Gestão Participativa tem sua origem na administração, e traz como concepção a importância da participação de todos os atores envolvidos no processo, tanto no compartilhamento de decisões e méritos, quanto nas responsabilidades. Essa prática evidencia:

 

I) o aumento do comprometimento de toda a equipe, uma vez que todos são responsáveis pelos processos.

II) a hierarquização da gestão para determinação de tarefas e  responsabilidades durante os processos.

III) o envolvimento inicial das equipes operacionais como forma de envolver os demais  colaboradores nos processos.

 

Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas: 


I, II, III.


I e III, apenas.


II e III, apenas.


I, apenas.


III, apenas.

Liderar é “conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada em um conjunto coerente de ideias e princípios” (Lacombe e Heiborn, 2009, p.191.) Evidenciada por diversos teóricos da administração, a liderança pode ser reconhecida como apoiadora, diretiva, participativa e orientada.

 

I) A liderança diretiva consiste no apoio e compreensão do líder, que trata seus subordinados com igualdades; apresenta simpatia e preocupação com a equipe.

 

II) Na liderança participativa o líder determina as atividades aos seus subordinados deixando claras as regras e os prazos; é metódico e suas ações são planejadas.

 

III) A liderança orientada consiste no cumprimento de metas a partir de desafios aos seus profissionais, incentivando suas habilidades para que tenham o melhor desempenho.

 

Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas: 


I, apenas.


III, apenas.


I e II, apenas.


II e III, apenas.


I, II, III.

À medida que as organizações enfrentam novos desafios para atuarem, surgem novas formas de se pensar a liderança na contemporaneidade.  

 

Relacione os tipos de liderança aplicadas a partir de 1990:

  1. Liderança embasada na Competência
  2. Liderança Visionária e de Aspirações
  3. Liderança embasada em Resultados
  4. Liderança Servidora
  5. Liderança Espiritual      

 (  ) Para essa liderança , os líderes prosperam em ambientes caóticos. É uma questão de articular visões e propiciar o ambiente em que as coisas podem ser atingidas.

 (   )   Escuta, empatia e atenção são competências dessa liderança.

(   ) Está relacionada ao  aprendizado e desenvolvimento de  competências fundamentais que tendem a prever as diferenças entre o desempenho destacado dos líderes e liderados.

(   )   Os líderes são detentores de caráter, moral, integridade e energia, além de pensamento estratégico.

(   ) A liderança influencia as almas das pessoas mais do que controla suas ações.

 

A sequência está correta em:


5, 4, 3, 1, 2.


2, 1, 4, 3, 5.


2, 5, 1, 3, 4.


2, 4, 1, 3, 5.


5, 4, 1, 3, 2.

  A gestão de pessoas contempla diversas políticas como: provisão, aplicação, desenvolvimento, monitoramento, manutenção e desenvolvimento de pessoas.

Fonte: Elaborado pela professora, baseado em Chiavenato (2004)

 

Pensando na definição, evolução e no papel da Gestão de Pessoas nas empresas, é possível AFIRMAR que:

 

 I)  A gestão de pessoas incide numa série de atividades integradas que consistem em: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas.

II) Em um contexto globalizado e competitivo, a Gestão Estratégica de Pessoas contempla fatores ambientais internos como missão, visão, cultura, objetivos organizacionais, natureza das tarefas e estilo de liderança.

III) O contexto socioeconômico mundial e a competitividade  influenciaram a  evolução da Gestão de Pessoas.

 

Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas: 


I e II, apenas.


I, II, III.


III, apenas.


II, apenas.


I, apenas.

“Liderança define-se como a influência interpessoal, exercida em situação e direcionada para os processos de comunicação, rumo ao alcance de um objetivo específico ou vários objetivos. Liderança sempre envolve tentativas da parte do líder, a fim de afetar o comportamento de um seguidor, ou seguidores da situação.” (TANNENBAUM et al, 1961, p. 24)

 

Com base no estudo das teorias sobre liderança, avalie as asserções a seguir e relação proposta entre elas:

 

 

I) Na liderança transacional há processos de gestão no sentido mais convencional, em que subordinados são esclarecidos sobre suas responsabilidades, recompensados por atingir objetivos e avaliados e corrigidos em seu desempenho.

 

                                                  PORQUE

 

II) Líderes carismáticos arriscam mais que as pessoas comuns para terem implementados os planos estabelecidos; são sensíveis às necessidades dos subordinados e conseguem estabelecer um vínculo afetivo, de empatia e confiança, facilitando todo o processo de liderança e dominação.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

pandemia da COVID-19 provocou  mudanças bruscas em várias empresas como demissões em massa, diminuição de salário e home office. Diante de uma retomada da economia e recolocação profissional, o isolamento social destacou habilidades que antes não eram tão consideradas e evidenciou outras que estão fazendo a diferença nas organizações como a liderança. O SEBRAE aponta algumas soft skills que serão importantes para líderes e liderados terem no pós-pandemia como: Flexibilidade;  Colaboração; Comunicabilidade e Resiliência.

 

Essa liderança tão evidente em período pós pandemia enfatiza:

 

I ) a pessoa do líder, em termos de traços de personalidade, habilidades, atitudes, competências e comportamentos.

II) a situação em que a liderança se dá, em termos de estruturação da tarefa, relacionamento com a equipe, grau de maturidade e desenvolvimento dos liderados.

III)o exercício da liderança no sentido de influenciar pessoas para o cumprimento exclusivo de metas.

 

Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas: 


I, II, III.


I e II, apenas.


I, apenas.


III, apenas.


II, apenas.

Para Chiavenato (2014), a “Gestão de Pessoas” pode assumir vários significados: a) um conjunto de políticas e práticas ligadas às pessoas; b) uma função administrativa ligada ao recrutamento, seleção, treinamento, remuneração e avaliação de pessoas; c) um conjunto de decisões sobre relações de emprego; d) um conjunto de atividades, como agregar, aplicar, desenvolver pessoas, visando competência e competitividade; e) uma construção de talentos por meio de um conjunto integrado de processos organizacionais. Na Gestão de Pessoas, o líder:

 

I) Elabora, monitora e atualiza o plano de cargos e salários da empresa, garantindo a concessão de salários justos e equilibrados com o mercado e com os demais cargos da empresa.

II) Avalia a curto, médio e a longo prazo as atividades realizadas e seus impactos no trabalho, na produtividade e desempenho organizacionais.

III) Planeja o processo de avaliação de desempenho, analisa os resultados obtidos, realiza entrevistas devolutivas ou feedbacks aos avaliados, reforçando ou punindo, conforme o desempenho obtido e traçando planos de melhoria e aprimoramento do funcionário.

 

Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas: 


III, apenas.


II, apenas.


I e II, apenas.


I, II, III.


I, apenas.

A temática da liderança tem sido objeto de inúmeros estudos e pesquisas, notadamente quando o crescimento e a expansão geográfica das organizações passam a requerer, cada vez mais, estratégias diferenciadas para a conquista e adesão das pessoas aos objetivos corporativos.

 

Com base no estudo das teorias sobre liderança, avalie as asserções a seguir e arelação proposta entre elas:

 

 

I) O líder é considerado o profissional cujo papel é facilitar o alcance dos objetivos organizacionais ao mesmo tempo que possibilita o desenvolvimento das pessoas.

 

                                                         PORQUE

 

II) Sua função é ajudar as pessoas a alcançarem os resultados esperados, mitigando suas potencialidades e estimulando suas deficiências.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Em sua Teoria do Vínculo, Pichon-Rivière (1998) denomina que o   papel se caracteriza por ser transitório e possuir uma função determinada, a qual pode aparecer em uma determinada situação e em cada pessoa de forma particular. Ao longo da vida, muitas personas serão usadas e muitas podem ser combinadas a qualquer tempo; depende do papel que o indivíduo necessita desenvolver. Em uma empresa, de acordo com as relações interpessoais estabelecidas entre os membros de um grupo, o colaborador pode desenvolver o papel de líder, porta-voz, sabotador ou bode expiatório. Diante essas informações, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:

 

1.Bode expiatório

2.Líder

3. Sabotador

4.Porta voz

(     ) desvia o grupo da tarefa e dos objetivos comuns a serem alcançados por todos, criando outras necessidades como sendo as mais importantes para o grupo em determinado momento.

(      ) representa as dificuldades do  coletivo,  assumindo  a  culpa  pelo fracasso dos demais integrantes. Geralmente esse indivíduo é hostilizado ou agredido pelos demais integrantes do grupo.

(      ) representa expectativas e ansiedades dos demais integrantes; exaltando o que acontece internamente no grupo.

(      ) é o indivíduo que coordena o grupo; pode ser classificado em autocrático, o laissez-faire ou democrático.

 

Assinale a alternativa que corresponde corretamente a esses papéis:


1, 2, 3, 4.


3, 1, 2, 4.


2, 1, 3, 4.


3, 2, 1, 4.


3, 1, 4, 2.